Cartão Cidadão Caixa – Como Fazer gratuito

por Diego Soares
em Programas do Governo
18 de junho de 2015

Visando facilitar a vida de seus clientes, a Caixa Econômica Federal lançou há alguns anos atrás o Cartão Cidadão, que nada mais é do que um simples cartão magnético, emitido pela própria Caixa e que tem como finalidade possibilitar que seus donos consultem informações a respeito do FGTS ( Fundo de Garantia por Tempo de Serviço ) e informações sobre quotas do PIS ( Programa de Integração Social ).

Além disso, através deste cartão os usuários poderão ainda sacar quaisquer dos benefícios a que tiver direito, entre eles o Seguro Desemprego, o FGTS e o Abono Salarial.

Seu uso hoje em dia é bem popular entre os cidadãos, pois além das facilidades disponibilizadas, seu uso oferece ainda grande segurança por conta da utilização de senha pessoal para identificação. Sua grande utilização se deve ainda a conveniência de ter a possibilidade de usá-lo em todas as agências da Caixa, em quaisquer terminais de autoatendimento do banco, em todas as casas lotéricas e ainda nos correspondentes Caixa Aqui.

Para Quem é Destinado o seu Uso?

Ele é destinado ao uso do cidadão que tenha vínculo com o FGTS ou tenha sido identificado no PIS como beneficiário de Rendimentos ou Abono Salarial ou que ainda esteja recebendo parcelas do Seguro-Desemprego, que seja participante de Programas de Transferência de Renda como o Bolsa Família, o Bolsa Atleta, entre outros), caso os mesmos não tenham o benefício creditado em uma conta-corrente.

Apesar de todas estas facilidades e benefícios proporcionados, muitos trabalhadores e cidadãos em geral ainda não o solicitaram, muitos até por ainda não saber como ter acesso ou como fazer o seu Cartão Cidadão Caixa.

Caso seja esta também a sua dificuldade, confira na sequência um passo-a-passo explicando de forma muito simples como solicitar o seu Cartão.

Como Solicitar o Cartão Cidadão da Caixa?

Como dito anteriormente, este é um processo muito simples, rápido e fácil e as vantagens em obter-lo serão muito compensadoras. Você poderá solicitar seu Cartão Cidadão Caixa de duas maneiras:

  1. Ligando para o número de telefone 0800-726-0207 (você será atendido por uma central especializada do banco em prestar este serviço via atendimento telefônico);
  2. Comparecendo pessoalmente a qualquer agência da Caixa (basta conversar com um atendente qualquer e fazer a solicitação diretamente)

O melhor de tudo é que após realizar esta solicitação, será possível receber o documento em casa com todo conforto se preferir ou retirá-lo na própria Agência de sua preferência. Ao ligar para a central de atendimento ou comparecer a uma Agência, tenha consigo o seu número do PIS para agilizar o seu atendimento.

Documentos Necessários de Apresentação

Para que você seja identificado como cidadão que tenha direito a emissão deste documento, apresente pelo menos um dos documentos abaixo listados no momento de solicitar o seu Cartão Cidadão Caixa:

  • Carteira de Identidade ( RG );
  • CNH ( modelo novo dentro do prazo de validade );
  • Carteira Funcional emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe dos profissionais liberais, desde que tenha fé pública;
  • Carteira de Trabalho ( CTPS );
  • Identidade Militar;
  • Carteira de Identidade de Estrangeiros;
  • Passaporte
  • Comprovante de Residência ( que contenha o CEP da rua ).

Prazo de Recebimento e Como Liberá-lo

O prazo para recebimento do Cartão é de até 15 dias, por isso, se o mesmo não chegar em sua casa entre em contato com a Caixa ou compareça na Agência que o emitiu. Será necessário ainda após o recebimento do Cartão Cidadão Caixa, comparecer à uma Agência Caixa qualquer ou uma Casa Lotérica para fazer a sua liberação e o cadastro de uma senha de uso pessoal e intransferível.

Se desejar tirar dúvidas ou receber maiores informações, consulte diretamente o site da Caixa através do link http://www.caixa.gov.br/fgts/pf_cartcid_aq.asp.

Informações importantes:

Tenha sempre a sua fatura atualizada pois evite aborrecimentos e cortes, ou até mesmo a taxa de juros que por sinal é muito alta. As taxas cobradas e solicitados após a não quitação das faturas, pos sua vez é muito maior do que se pagar antecipado.

Sem contar na dor de cabeça e na burocracia que dá para realizar a emissão novamente.

Dúvidas e sugestões, deixe o seu comentário e ajude outras pessoas também.

Um Comentário para “Cartão Cidadão Caixa – Como Fazer gratuito”

  1. MARIA CATIANE DA SILVA disse:

    AV: FELICIANO COELHO BAIRO: SANTA RITA ,1889

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

facebook comments: