Como Eliminar as Pontas Duplas dos Cabelos

por Diego Soares
em Beleza
28 de novembro de 2012

Sentar diante de um cabeleireiro e ver o profissional passando a tesoura nos seus cabelos é uma situação que provoca diversas sensações. A mais comum delas é a de que eles estão cortando mais do que você gostaria. O temor de que um estrago seja feito ataca até quem conhece bem o responsável pelas tesouradas.

Algumas pessoas sofrem bastante com a ida ao salão de beleza. Lamentamos informar, mas este é uma medo que todos têm de encarar, no mínimo, a cada três meses para manter a saúde e a beleza dos fios e combater as pontas duplas.

Antes de se culpar, achando que você é a única responsável pelas condições nada saudáveis de seus cabelos, saiba que há fatores externos que turbinam o aparecimento dos problemas. O desgaste natural dos fios, que provocam o surgimento das pontas duplas, podem ser causados pelo ar seco, sol, vento, calor, sal e poluição. Sem falar na falha em manter a hidratação em dia, o que minimizaria o dano. As pontas duplas são um “grito de pedido de socorro” dos seus cabelos.

É comum ignorar os primeiros sinais do inconveniente, que pode atingir todos os tipos de madeixas. Cabelos ressecados, sem vida, que embaraçam facilmente e com um aspecto de descuido são os primeiros sintomas. Fingir que nada acontece pode ser pior: se não cortar o mal pela raiz, as pontas duplas podem se multiplicar.

Prepare o coração, pois essa vai doer: a maneira mais eficiente de eliminar as pontas duplas é cortar os cabelos. Em alguns salões já é possível fazer o corte “remake”, que acaba somente com as pontas danificadas de qualquer tipo de cabelo. Aliás, ele foi criado justamente para encorajar as mulheres que desejam manter as madeixas longas.

Este corte é feito com uma tesoura bem afiada nos cabelos secos para garantir que somente as pontas duplas sejam eliminadas. O profissional faz uma espécie de trancinha e retira apenas as pontinhas detonadas que estão ao longo dos fios. O trabalho, por ser minuscioso, pode demorar até 40 minutos e não altera o corte de cabelo anterior, ou seja, se você não gosta da aparência desfiada nem precisa se preocupar.

As pontas duplas podem ressurgir de tempos em tempos. É sugerido que você corte as pontas dos cabelos com regularidade (a cada dois ou três meses) e mantenha os fios sempre hidratados. Leave-in (creme sem enxágue) com protetor solar diminui o risco de o sol ressecar suas madeixa. Já o uso de silicone é indicado para combater e disfarçar as pontas danificadas.
Seguindoe sse esquema, tchau tchau pontas duplas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

facebook comments: