Como Tirar Passaporte – Veja Como Tirar Passaporte

Como Tirar Passaporte

Como tirar Passaporte – Para todos que desejam viajar para fora do Brasil, se faz necessário a emissão do Passaporte, um documento oficial que identifica o brasileiro perante as autoridades dos outros países que o viajante brasileiro deseja visitar.

Através desse documento é permitido aos cidadãos brasileiros (ou estrangeiros) adentrar em outros países, seja pelos portos, aeroportos ou ainda por rodovias internacionais. Isso é claro se o país em questão não exigir o Visto de Entrada.

Para conseguir a emissão do Passaporte, o requisitante precisa seguir algumas etapas, todas fáceis e de acesso à todos. A seguir você verá como tirar passaporte é uma tarefa fácil apesar de toda burocracia que está envolvida neste processo.

Em primeiro lugar você deverá se atentar para uma série de documentos que serão necessários em todo o processo de emissão de passaportes.  Você deverá apresentar um Documento de Identidade (que poderá ser o RG, Carteira de Habilitação de Motorista, Passaporte anterior, Carteira de Trabalho, se Policial ou Bombeiro a Carteira de Identidade Funcional, entre outros).

Ainda na lista de documentos necessários estão o Título de Eleitor e os comprovantes de votação da última eleição, comprovante de quitação com o Serviço Militar obrigatório ( Certificado de Dispensa de Corporação), cópia do pagamento da GRU (Guia de recolhimento da União), necessária para confecção do passaporte e por fim o seu CPF.

Após separar toda documentação necessária, você deverá acessar o site da Polícia Federal e fazer o Requerimento do Passaporte na página Formulário de Requerimento de Passaporte, preenchendo os campos com seus dados e agendando o local de atendimento mais viável para você.

Feito esta etapa, é só clicar em “Gerar Protocolo” e “Gerar GRU”, que é a guia de recolhimento que citamos anteriormente, com valor a ser pago de R$156,06. Depois é só comparecer no Departamento de Polícia Federal na data e horários pré-agendados, munido de todos os documentos originais, além do comprovante do pagamento da GRU.

O prazo de entrega do Passaporte é de no máximo até 6 dias úteis, por isso planeje como tirar passaporte bem antes da data prevista da sua viagem. O tempo de validade do documento é de 5 anos, devendo ser feito um novo após expiração da validade. Portanto, antes de pensar naquela viagem dos sonhos ou de viajar a trabalho, faça a emissão do seu passaporte ou verifique a data de vencimento do mesmo e boa viagem.

Mais informações você encontra no site da Polícia Federal, no http://www.dpf.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *