Concurso INSS 2013 – Inscreva-se Para uma das 300 Vagas Oferecidas

por Diego Soares
em Concursos
12 de agosto de 2013

Sem dúvida alguma um dos concursos públicos mais concorridos em todo Brasil são os disponibilizados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), isso porque além dos ótimos salários (quando comparados com a iniciativa privada), os candidatos estão de olho também em outras vantagens de se tornar um servidor público, como estabilidade da carreira e reconhecimento profissional.

Portanto, se você é um dos milhares de “concurseiros” que vem se preparando há muito tempo para participar de oportunidades como esta, se atente às informações disponibilizadas na sequência, isso porque o INSS informa que as inscrições começam na segunda-feira, dia 12/08.

Como dito inicialmente, serão ofertadas 300 vagas diretas neste Concurso INSS 2013 para o cargo de Analista do Seguro Social, sendo que 274 oportunidades serão destinadas para candidatos de ampla concorrência e as outras 26 oportunidades restantes serão distribuídas entre candidatos com necessidades especiais.

A grande notícia é que além da grande quantidade de vagas disponibilizadas, a remuneração inicial mensal será de R$ 7.147,12.

Principais Atribuições do Profissional Analista do Seguro Social

Entre as principais atividades e atribuições destinadas ao profissional Analista do Seguro Social estão responsabilidades como instruir e analisar os diversos processos e realizar cálculos previdenciários, de manutenção e de revisão de direitos ao recebimento de benefícios previdenciários; proceder à orientação previdenciária e atendimento aos usuários; realizar estudos técnicos e estatísticos; executar, em caráter geral, as demais atividades inerentes às competências do INSS.

Profissionais que Poderão Participar deste Concurso INSS 2013

Todas as 300 vagas são destinadas a profissionais com formação superior e as especialidades ou áreas de conhecimentos que poderão concorrer a uma delas são as seguintes: estatística, administração, ciências contábeis, direito, engenharia civil, engenharia mecânica, engenharia elétrica, engenharia de telecomunicações, engenharia com especialização em segurança do trabalho, arquitetura, tecnologia da informação, terapia ocupacional, pedagogia, psicologia, comunicação social (jornalismo e publicidade e propaganda), fisioterapia e letras.

Como se Inscrever

Os interessados em concorrer a uma das oportunidades deste Concurso INSS 2013 deverão fazer suas inscrições no período entre os dias 12/08 à 13/09. Para isso, será necessário acessar o site da Funrio (http://www.funrio.org.br), Instituição responsável pela organização de todas as etapas deste processo seletivo. É necessário informar ainda que será cobrado de todos os candidatos (exceto aqueles que pedirem isenção no prazo correto) uma taxa de inscrição no valor de R$ 67,21.

Forma de Distribuição das Vagas

Todas as 300 oportunidades oferecidas serão distribuídas nas seguintes Superintendências Regionais e Administração Central do INSS:

  • Superintendência Regional Norte Centro-Oeste (circunscrição AC, AM, AP, DF, GO, MS, MT, PA, RO, RR e TO)
  • Superintendência Regional Nordeste (circunscrição PE, AL, BA, CE, PB, RN, SE, MA e PI)
  • Superintendência Regional Sudeste I (circunscrição SP)
  • Superintendência Regional Sudeste II (circunscrição MG, ES e RJ)
  • Superintendência Regional Sul (circunscrição SC, PR e RS)
  • Administração Central (circunscrição Brasília)

Confira na sequência um excelente vídeo com dicas simples para ser aprovado:

Encontre aqui neste vídeo também – Dicas para Conquistar uma Vaga no INSS – outras ótimas informações. Sugerimos ainda que você que não esteja se preparando há muito tempo, que aproveite a oferta de vídeo-aulas grátis na internet para estudar, elas são uma ótima ferramenta.

Também se faz necessário informar que os candidatos selecionados após todas as etapas seletivas poderão ser lotados em quaisquer unidades subordinadas às Superintendências Regionais para qual concorrer, isso ocorrerá conforme interesse e necessidade da Administração.

A aplicação das provas objetivas tem como data prevista o dia 13 de outubro, no período diurno, porém é importante verificar confirmação desta data.

Ela ocorrerá em 98 municípios e as disciplinas que serão cobradas nas avaliações são: língua portuguesa, ética no serviço público, noções de informática, noções de administração, noções de direito administrativo, noções de direito constitucional e noções de direito previdenciário.

Concurso INSS 2013 terá como prazo de validade o período de 1 ano, podendo ser prorrogado uma única vez pelo mesmo período de tempo.

Para obter maiores informações e conferir todos os detalhes deste “certame”, é de fundamental importância que você consulte e leia atentamente o edital do concurso, que você encontra acessando este link: Edital do Concurso do INSS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

facebook comments: