Escola de Samba Portela – Tudo da Escola de Samba Portela

Portela - Escola de Samba

Escola de Samba Portela – A Portela é uma das escolas de samba mais antigas e tradicionais do Rio de Janeiro e do Brasil, tendo sido fundada em 1926, ainda como um bloco carnavalesco chamado Osvaldo Cruz, nome do bairro que sediava o bloco carnavalesco.

Mas com o advento do conceito “escola de samba” ela cresceu, deixando de ser apenas um simples bloco carnavalesco e tornando-se uma escola de samba realmente, mudando também sua sede para o famosos bairro de Madureira no Rio de janeiro.

A partir dessa mudança a Escola de Samba Portela cresceu muito, vindo a se tornar a maior detentora de títulos do Grupo Especial do Carnaval Carioca, somando um total de 21 títulos conquistados.

Mas o auge da Portela foi realmente nos anos de 1940 e 1950, onde conquistou por diversas vezes o título de Campeã do Carnaval Carioca, transformando-se numa potência nos desfiles.

Mas se esse recorde de títulos enche de orgulho os portelenses, um outro número os deixa bem infelizes, pois lá se vão quase 28 anos sem que a escola consiga mais uma vez soltar o grito de campeã, sendo que a última conquista da Portela  foi em 1984.

Apesar disso, por ser tão antiga e tão tradicional, a Portela tem papel importante na música brasileira, principalmente para o samba, pois lá é o berço de muitos artistas importantes do cenário musical, como Paulinho da Viola, João Nogueira, Monarco, Zé Keti,Casquinha, Manacéa, Candeia, Aldir Blanc, Agepê, Noca da Portela, Colombo, Picolino, Luis Ayrão, Chico Santana, Ari do Cavaco, Alcides Dias Lopes,  conhecido como “Malandro Histórico”, Alvaiade, entre outros, e ainda importantes instrumentistas como Jair do Cavaquinho e Jorge do Violão.

Atualmente a escola vem produzindo bons desfiles e empolgando a sua sempre fiel torcida, mas o grito de campeão ainda está engasgado na garganta dos torcedores, que esperam que no próximo desfile a tradicional escola da águia consiga finalmente voltar a ser campeã do Grupo Especial do Rio.

Então, se você gosta de Carnaval e da Escola de Samba Portela, pode acessar o site oficial da escola, no http://www.gresportela.com.br/para ficar sabendo de todas as novidades que a Majestade do Samba vem preparando para o seu próximo desfile.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *