Como Fazer Efeito Pátina em Móveis – Confira Dicas Passo-a-Passo

por Diego Soares
em Decoração
18 de abril de 2014

Decorar nossa casa de forma moderna, charmosa, confortável e elegante não precisa necessariamente gastarmos uma fortuna em obras ou reformas, pois com muita dedicação e criatividade é possível sim fazermos maravilhas e alcançarmos excelentes resultados, transformando realmente qualquer ambiente em nossa residência.

Caso você queira portanto transformar totalmente sua casa mas o orçamento está curto para investir em obras ou em móveis novos, saiba que existe uma solução ideal para este problema, que é a técnica de pátina em móveis, que promete radicalizar completamente aqueles móveis “velhos” ou desgastados que você tem em casa e deixá-los com uma cara totalmente renovada.

A técnica de pátina em móveis nada mais é do que um trabalho feito se utilizando lixas e tinta para criar um efeito tanto de ação como de desgaste do tempo bem suave e muito lindo a qualquer móvel velho de madeira. O melhor de tudo é que o investimento necessário para a aplicação desta técnica é bastante baixo, pois além de lixas, você precisará ainda somente de tinta látex, um pincel para pátina, água e um produto verniz a base de água.

Uma curiosidade que vale a pena compartilhar com todos é que esta técnica surgiu na França, especula-se que no século XIX, quando os marceneiros da época buscavam imitar a aparência dos móveis desgastados dos nobres e vende-los como peças “chiques” por preços mais baixos para as pessoas que não podiam adquirir tais peças originais e caras de mobília dos nobres.

Por incrível que pareça, atualmente esta solução é utilizada por arquitetos e decoradores de todo mundo por conta de sua beleza e e de todo charme que as peças “envelhecidas” repassam a qualquer ambiente em que estejam.

Pátina em Móveis

Acima você pode conferir o trabalho realizado com pátina em móveis e o resultado analisando o antes e depois ficou belíssimo não é mesmo?

Ficou interessado? Quer saber mais detalhes e como fazer esta técnica? Pois então veja como é fácil aplicar a técnica através do passo-a-passo na sequência e aprenda valorizar ainda mais seus móveis, transformando a decoração da sua casa.

Como Aplicar o Efeito Pátina em Móveis Passo-a-Passo

Passo 1 – Material Necessário: massa corrida, tinta látex branca e outra tinta látex da cor de sua preferência, verniz incolor, 1 espátula, 1 palha de aço número 1, 2 rolos de pintura, lixa número 180 e lixa número 160;

Passo 2 – Utilizando a lixa 160, faça a remoção de todo o verniz da superfície do móvel;

Passo 3 – Agora retire todo o excesso de pó usando um pano seco;

Passo 4 – Verifique se existem imperfeições na superfície do móvel, e caso exista, faça a aplicação de massa corrida no local utilizando a espátula;

Passo 5 – Agora é necessário que você espere por no mínimo 5 horas ou até o momento em que a massa esteja totalmente já seca;

Passo 6 – Utilizando agora a lixa 180, procure deixar a superfície da massa corrida o mais rente possível com a superfície do móvel;

Passo 7 – Novamente utilizando um pano ou espanador, retire todo excesso de poeira formada;

Passo 8 – Ao iniciar o processo de aplicação da pátina em si, faça antes uma “divisão”do móvel em partes, ou seja, facilite seu trabalho aplicando o produto um lado do móvel por vez;

Passo 9 – Agora com o rolo, passe uma camada de tinta látex;

Passo 10 – Aguarde por aproximadamente 2 horas até que esta tinta seque totalmente;

Passo 11 – Depois de passada as 2 horas, passe uma segunda camada e aguarde mais 2 horas;

Passo 12 – Terminado a secagem novamente e de posse de um outro rolinho, aplique no móvel a cor da tinta que você selecionou;

Passo 13 – Ainda com a tinta fresca, esfregue a palha de aço no mesmo, tomando cuidado para retirar todo excesso de tinta de uma só vez;

Passo 14 – Terminado o processo de pintura de todos os lados do móvel, é o momento de aplicar 2 camadas de verniz para finalizar a técnica de pátina em móveis.

Não deixe de fazer esta técnica pois você irá se surpreender com a beleza do resultado, assim, ao invés de gastar com móveis novos e jogar fora aquele velho, você economiza e transforma a decoração de sua residência com muito bom gosto.

Fotos de Móveis Renovados com Pátina e Vídeos Passo-a-Passo da Técnica

Para te inspirar ainda mais, selecionamos uma série de fotos com imagens lindíssimas de móveis restaurados através desta técnica. Por fim, relacionamos ainda alguns vídeos que ensinam como fazer passo-a-passo, confira:

E então, de tudo o que vimos, o que você achou? Vai tentar renovar seus móveis ai em sua casa? Depois compartilhe o resultado com todos através do formulário de comentários abaixo ou mande suas dúvidas, criticas e sugestões também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

facebook comments: