Seguro Garantia – O Que É Seguro Garantia?

Seguro Garantia

Seguro Garantia – O Que É Seguro Garantia?– É muito comum no momento em que se fala em Seguros de uma forma geral se pensar em primeiro lugar nos tradicionais seguros de Automóveis, Seguro de Vida e Seguro Residencial.

No entanto o que muitas pessoas e também muitas empresas não conhecem, é sobre o que é o Seguro Garantia, que simplesmente é uma forma de seguro que vem ganhando muito espaço no mercado de seguros dia após dia, sendo um tipo de seguro destinado aos órgãos públicos e às empresas privadas portanto com o principal objetivo de garantir o rígido cumprimento das obrigações contratuais estipuladas pelas partes, conforme descrito na apólice.

Mas na verdade esse Seguro Garantia não é algo tão novo assim, pois ele já existe há muitos anos, com outra roupagem é claro.Falando historicamente, o Seguro Garantia ou “fianças ou avais” como também era chamado, foram conhecidas por povos muito antigos.

Apesar de todo esse tempo existindo no mundo, no Brasil foi somente nos anos de 1990 que o Seguro Garantia tomou força com a Legislação Brasileira.

Como Funciona O Seguro Garantia

Em nossos Órgãos e Institutos Públicos, o Seguro Garantia é comumente usado para garantir manutenção de oferta (licitação) e de fiel cumprimento dos contratos acertados.

Nas empresas privadas é comum encontrarmos o Seguro Garantia em relações de contratos feitas com terceiros que desejam anular o risco de descumprimento com seus fornecedores, prestadores de serviços, entre outros.

Veja a seguir quem são os Agentes envolvidos em um Seguro Garantia

Tomador: É sempre a empresa contratada para executar uma obra, prestar um serviço,oferecer produtos ou fornecer mercadorias, matéria prima e equipamentos. É ele Tomador quem paga o custo do seguro, também chamado de prêmio, e contrata o seguro para garantir ao Segurado o cumprimento das obrigações assumidas.

Segurado: É o credor de tal obrigação, ou seja, a empresa ou órgão público que contrata o Tomador, sendo portanto o Segurado o Beneficiário da apólice.

Garantidor: É a própria Seguradora, que é uma empresa autorizada a emitir as apólices, e que tem como função garantir as obrigações de um tomador definidas em contrato.

Portanto, o Seguro Garantia é um dos modos de caução para a participação em concorrências e a garantia de execução de contratos. Ele é ainda uma forma de caução bem mais barata e de mais fácil obtenção do que a Fiança Bancária não afetando a linha de crédito bancário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *